Mike Piñera, um dos grandes nomes do rock psicodélico dos asnos 1960 e 1970, faleceu em 20 de novembro aos 76 anos, em sua casa em Tampa, nos Estados Unidos. De acordo com o American Songwriter, o músico enfrentava um quadro de insuficiência hepática.
Piñera se destacou como vocalista e guitarrista da histórica banda Blues Image no final dos anos 1960. Gravando canções de sucesso como “Ride Captain Ride”, o grupo passou a abrir para nomes como Cream, Grateful Dead, Frank Zappa, Led Zeppelin e até Jimi Hendrix.
Ao longo de sua carreira, colaborou com outras bandas, incluindo Iron Butterfly, The New Cactus Band e Alice Cooper, além de lançar trabalhos solo, como “Isla” e “Foverer”, que se destacaram nas paradas.
Piñera ficou conhecido como um dos pioneiros no uso do Talk Box, também conhecido como guitarra falada. Trata-se de um dispositivo utilizado para dar um efeito similar a voz no instrumento de seis cordas. O clássico “Livin’ On A Prayer”, do Bon Jovi, é uma das músicas mais populares que utilizam esse efeito no qual Piñera foi mestre.