Pernambucano Mateu resgata a energia do pop rock nacional com o single “Vinho”

Os anos 2000 foi uma década muito boa para o pop rock brasileiro e mundial. A juventude produziu e consumiu sons movidos à guitarras distorcidas e letras que refletiam as angústias de um mundo em constante mudança comportamental e tecnológica. Nomes como do cantor Mateu pretendem deixar viva a força do gênero. O cantor lança “Vinho”, single de seu novo projeto, nesta sexta (22).

O pernambucano uniu em seu som temperos do pop de cantoras como a neozelandesa Lorde e a americana Lana Del Rey, algumas de suas grandes referências. Passagens amorosas de sua vida deram o toque final para a construção da canção.

“Eu estava me relacionando com uma pessoa, e um dia nós saímos para beber vinho, o que era um rolê comum que eu fazia com meus amigos lá em Belém do São Francisco. Depois, quando cheguei em casa, escrevi a frase ‘Nós somos galáxias em colisão espalhando estrelas pelo universo’. Fui ajustando essa frase e encaixando ela às outras letras, reciclando versos e imaginando coisas que poderiam acontecer”, explica o cantor.

A canção foi produzida por Gabriel Fontes, que ajudou Mateu a lapidar o instrumental de acordo com a sonoridade que ambos ouviam na época. “Estávamos ouvindo The Smiths, The Cure e Lana Del Rey. Eu queria que a música soasse um pouquinho sexy, mas que fosse animada e trouxesse a vibe indie pop que a gente estava trabalhando, então peguei o instrumental de “Florida Kilos” de Lana Del Rey e acelerei ela, e pedi que o Gabriel desse uma escutada. E a partir daí o som foi sendo montado, até encontrar as sonoridades que buscamos ”, conta.

Com o lançamento, Mateu espera começar a expandir sua presença no cenário nacional. Criado em Belém do São Francisco, pequeno município de Pernambuco, o artista quer que sua carreira ganhe Recife como primeiro abraço e depois o céu será o limite. “Eu acredito que está na minha essência. Minhas músicas são sobre minhas experiências morando em cidades pequenas do interior de Pernambuco. Sobre a minha visão de mundo nos meus primeiros 20 anos de vida morando no interior, assim como a urgência de buscar a cidade grande e ser uma estrela.”

Com ‘Vinho’, as plataformas musicais ganham o frescor de um artista novo sem deixar de oferecer ao público algo familiar. “Eu quero que quem escute sinta a mesma leveza que eu senti quando estava escrevendo a música e que ao mesmo tempo sinta a profundidade dela”, conclui Mateu.

This post was last modified on 22 de novembro de 2024 12:03

Redação 89: