Novo álbum de João Gordo transforma clássicos da MPB em canções punk
O ícone do punk João Gordo, vocalista do Ratos de Porão, lançou nesta sexta-feira (22) seu novo álbum, “Brutal Brega: MPB Mode”, pelo selo Wikimetal Music. Com produção de Val Santos (Toyshop, VIPER), o disco é um tributo irreverente que transforma clássicos da música brasileira em versões punk cheias de energia.
Entre as 10 faixas, estão releituras de músicas imortalizadas por nomes como Caetano Veloso, Tim Maia e Belchior, incluindo hinos como “Tropicana”, “A Filha da Chiquita Bacana” e “Cavaleiro de Aruanda”. As versões trazem guitarras distorcidas e toda a irreverência que só João Gordo pode oferecer.
O álbum dá sequência ao trabalho iniciado em 2022 com “Brutal Brega”, que reinterpretou sucessos do repertório “brega” de artistas como Sidney Magal e Reginaldo Rossi. O projeto nasceu como uma brincadeira de pandemia, quando Val Santos começou a rearranjar músicas com pegada punk e mostrou as ideias para João Gordo. Juntos, eles selecionaram canções com forte memória afetiva para recriar nesse formato.
A arte do disco foi criada por Wagner Loud, e o lançamento inclui uma sequência de clipes dirigidos por Raul Machado, com destaque para o vídeo de “Cavaleiro de Aruanda”, que também estreou hoje.
“Brutal Brega: MPB Mode” já está disponível em todas as plataformas digitais AQUI e em CD na Wikimetal Store.