Já está disponível em todas as plataformas de música a versão que a banda Carbono 5 gravou para um clássico da MPB: Frevo Mulher, de Zé Ramalho. É o primeiro single que a banda paulistana lança como releitura de um outro artista.
A gravação do Carbono 5 combina rock e pop com elementos do frevo e do baião. Tem guitarras, baixo, bateria, percussão e vozes. E nada mais. “Ao contrário de muitas de nossas canções autorais, optamos por não acrescentar teclados, cordas, sopros ou outros instrumentos, mantendo certa crueza que dialoga com o cenário sugerido pela letra”, diz o baterista Marcelo Viterite.
Vico Iasi, vocalista da banda, conta que a gravação da voz também reflete essa mistura de gêneros. “A nossa versão tem trechos com canto mais suave, o balanço da melodia com forte acento nordestino e traz também momentos bem roqueiros, com intensidade e voz distorcida.”
O guitarrista do Carbono 5, Maurício Barros lembra da primeira versão de Frevo Mulher, gravada por Amelinha: “Quando ouvi a canção fui impactado pela sua força. Quando a toco no violão, vem a imagem de um galope na caatinga, com cavaleiros em grupo rasgando a paisagem do sertão nordestino”.
A releitura da banda paulistana também nos transporta para o cenário sertanejo com o som do triângulo, quebra queixo e cowbell, gravados por Viterite. O registro do baixo ficou por conta de O Allan e a mixagem e masterização foram feitas pelo o produtor musical Nando Vieira.
Frevo Mulher é o terceiro single lançado pelo Carbono 5 em 2024. No ano passado, a banda soltou o seu primeiro álbum “Pedra sobre Pedra”, com dez composições autorais.
This post was last modified on 22 de novembro de 2024 12:03