Estudo revela impacto negativo da validação online no humor de adolescentes
Um estudo da Universidade de Amsterdã publicado na revista científica Science Advances mostra que curtidas e comentários nas redes sociais influenciam mais o comportamento e humor em jovens da geração Z, entre 13 e 24 anos, do que entre os demais adultos.
Baseando-se em dados reais de uso do Instagram e experimentos, os pesquisadores descobriram que esse grupo é mais propenso a postar novamente em um curto período quando recebem muitas curtidas, mas podem se engajar menos com a plataforma, em caso de posts malsucedidos na rede.
“A adolescência é um período de desenvolvimento durante o qual a sensibilidade à recompensa e à rejeição são particularmente fortes, e estas, respectivamente, têm sido associadas ao aumento do comportamento impulsivo e dos sintomas depressivos”, explicou o pesquisador Wouter van den Bos.
Ana da Silva Pinho, primeira autora do estudo, diz: “Embora a mídia social desempenhe um papel importante na promoção de alguns aspectos do desenvolvimento da juventude, como a formação de identidade e a conexão social, nosso estudo revela que ela também pode apresentar desafios, principalmente relacionados ao humor dos jovens. Dadas as crescentes preocupações sobre o impacto das mídias sociais na saúde mental, é crucial que entendamos melhor como os jovens se envolvem e respondem às mídias sociais, ao mesmo tempo em que abordamos os aspectos únicos de seus estágios de desenvolvimento”.
Os pesquisadores propõem que, em primeiro lugar, as plataformas mudem a ênfase das curtidas para um engajamento mais significativo. Em segundo lugar, sugerem que não devemos nos concentrar apenas no reforço da habilidade digital dos jovens – uma vez que provavelmente sabem mais sobre este tema do que qualquer outra geração -, mas sim em ajudá-los a gerenciar suas emoções promovendo uma resposta emocional equilibrada e saudável enquanto estão em ambientes online.