Fã brasileiro gasta R$200 por mês para manter conexão com seus ídolos, revela pesquisa
Quem nunca gastou uma grana pra curtir o ídolo, não sabe o que é ser fã de verdade! Uma pesquisa inédita divulgada nesta quinta-feira (24) pelo portal G1 revelou que, em média, os brasileiros desembolsam R$ 199,41 por mês pra se conectar com seus artistas preferidos. Isso inclui desde ingressos e álbuns até aquele merchandising exclusivo que não pode faltar na coleção. E a análise não para por aí: 37% dos fãs entrevistados acreditam que a lealdade ao ídolo se mede pelo tanto que investem nessa paixão.
O levantamento, conduzido pela Monks em parceria com a Floatvibes, entrevistou mais de 600 pessoas pelo Brasil para mapear o perfil dos fandoms nacionais, aquelas pessoas que se dedicam a personalidades da música, filmes, séries, games e esportes. Além das entrevistas, a pesquisa analisou redes sociais, promoveu bate-papos com esses fãs fervorosos e ouviu especialistas, traçando um panorama completo de como esses grupos vivem e consomem conteúdo relacionado a seus ídolos.
O interessante é que o estudo detectou uma virada cultural: ser parte de fandoms hoje é sinônimo de relevância e influência. Os fãs, que antes carregavam o estigma de “antissociais”, agora se consolidam como comunidades com poder de consumo e alto engajamento, mostrando que o impacto vai muito além da paixão.
E tem mais: 64% dos entrevistados acreditam que o “amor” dos fãs pode ser tão intenso quanto o “ódio” por outros fandoms. Aliás, um terço dos fãs já admitiu sentir-se encorajado por seus grupos a entrar no modo “hater” para atacar outras personalidades.