O cantor Morrissey vem criticando fortemente seu ex-companheiro de Smiths, Johnny Marr, com diversas afirmações feitas em seu site oficial, como a recusa de uma oferta dele para uma turnê mundial, seu veto para o lançamento de uma nova coletânea de grandes sucessos da banda e mais recentemente sobre apropriar-se da marca Smiths para sair em turnê com um novo vocalista.
Nesta terça-feira (17), Marr manifestou-se em suas redes sociais para desmentir Morrissey. “Declarações recentes feitas por Morrissey em seu site sobre a marca registrada do nome dos Smiths estão incorretas”, diz uma mensagem do guitarrista.
O texto lista os fatos: “Em 2018, após uma tentativa de terceiros de usar o nome do The Smiths – e após a descoberta de que a marca registrada não era de propriedade da banda – Marr entrou em contato com Morrissey, por meio de seus representantes, para trabalharem juntos na proteção do nome do The Smiths. A falta de resposta levou Marr a registrar a marca ele mesmo. Posteriormente, foi acordado com os advogados de Morrissey que esta marca era detida para benefício mútuo da Morrissey & Marr”.
O comunicado diz que essa movimentação de Marr foi “um gesto de boa vontade” e prossegue: “Em janeiro de 2024, Marr assinou uma cessão de propriedade conjunta para Morrissey. A execução deste documento ainda requer a assinatura de Morrissey. No interesse da precisão e clareza em relação à marca registrada, e para responder a relatos recentes de que Marr ignorou a oferta de um promotor para fazer uma turnê como Smiths, Marr diz: ‘Para evitar que terceiros lucrassem com o nome da banda, coube a mim proteger o legado. Isso eu fiz em nome de mim e de meus ex-companheiros de banda'”.
Sobre a reunião dos Smiths que Morrissey diz ter recebido recentemente, Marr confirmou que ela existiu: “Quanto à oferta de fazer uma turnê, eu não ignorei a oferta – eu disse não.”
Além disso, o guitarrista diz que a especulação sobre ele sair em turnê com um cantor diferente como os Smiths não é verdadeira e que não existem tais planos. Ele também confirmou sua recusa por uma compilação de grandes sucessos da banda, dado o número já existente.