Álbum de estreia do Queen ganha reedição com áudio restaurado
Mais de meio século desde seu lançamento, o álbum de estreia autointitulado do Queen, de 1973, foi remixado e restaurado por Justin Shirley-Smith, Joshua J Macrae e Kris Fredriksson para soar do jeito que a banda sempre quis, marcando a primeira vez que o disco recebe uma nova mixagem estéreo.
O box set “Queen I”, contendo 6 CDs e 1 vinil, entrega 63 faixas com 43 mixagens inéditas, compreendendo o álbum original com sua ordem de execução pretendida restaurada, áudio íntimo do Queen no estúdio, demos, faixas raras ao vivo e gravações inéditas da primeira apresentação ao vivo do Queen em Londres, agosto de 1970.
Ausente do lançamento de 1973, a música “Mad the Swine” foi reintegrada ao seu lugar original na ordem de execução e um livro de 108 páginas contendo letras manuscritas e memorabilia acompanha o lançamento.
“Esta não é apenas uma remasterização”, escreve Brian May nas notas do encarte do CD, “esta é uma nova reconstrução de 2024 de todo o álbum de estreia do Queen, que, com o benefício da retrospectiva, renomeamos QUEEN I”.
May continua: “Todas as apresentações são exatamente como apareceram originalmente em 1973, mas todos os instrumentos foram revisitados para produzir os sons ambientes ‘ao vivo’ que gostaríamos de usar originalmente. O resultado é o Queen como teria soado com o conhecimento e a tecnologia de hoje, o que é uma novidade”.
O lançamento de “QUEEN I” está agendado para 25 de outubro. Nesta próxima sexta-feira (13), o Queen estreará em seu canal oficial no YouTube um novo clipe para “The Night Comes Down”, single de estreia de seu primeiro álbum. No entanto, a faixa remasterizada já está disponível para audição nas plataformas digitais: