Roger Waters é criticado por Nick Cave e responde: “seu idiota de m*rda”
O australiano Nick Cave, líder da banda Nick Cave and the Bad Seeds, participou no início desta semana de um podcast e criticou o apoio de Roger Waters, ex-baixista do Pink Floyd, ao movimento global BDS (Boycott, Divestment and Sanctions), que incita pessoas a não fazerem negócios com Israel por causa “da longa história de conflito com a Palestina”.
Cave disse que a posição agressiva de Waters é “profundamente embaraçosa”, diferenciando-o do colega defensor do boicote Brian Eno, classificado como “um indivíduo atencioso”. Ele deixou claro que não levar sua música para Israel é punir o público local: “Eu simplesmente não concordo com um boicote cultural geral”.
Waters utilizou suas redes sociais para dizer em vídeo que o jornal britânico The Independent publicou um artigo sobre as declarações de Cave e entrou em contato com ele para um comentário. “Vamos ver se eles publicam ou não”, disse Waters, que leu seu texto em voz alta:
“Caro The Independent, aqui está minha resposta ao australiano. Nick Cave. Nick p*rra Cave. Uma mãe/pai palestino carregando os pedaços de seu filho morto em um saco plástico de volta ao longo da estrada amarga para lugar nenhum faz uma pausa na beira da estrada para riscar uma mensagem nos escombros. Nick, aqui está a mensagem. Caro Nick Cave, nós, o povo da Palestina, nesta agonia, imploramos a você, por favor, não cruze a linha do BDS para cantar em seu jantar em Israel. Não é complicado, Nick. Não é complicado. Esse ato… serve para encobrir a ocupação israelense sionista de 75 anos, roubo de terras, apartheid e genocídio de nosso povo, Nick. Por favor, por favor, siga o exemplo de Roger Waters e Brian Eno e muitos, muitos milhares de outros que são ativos no movimento BDS. Nick, preste atenção. Nick, cada gota preciosa de empatia, cada mão amorosa estendida, cada voz levantada em harmonia conta. Roger Waters e Brian Eno são nossos irmãos. Agora, Nick, devo encontrar um lugar para enterrar os pedaços do meu filho.” (via Stereogum)
O ex-Pink Floyd também explicou que há alguns anos Nick Cave fez uma coletiva de imprensa depois de se apresentar em Israel e chamou ele e Brian Eno de “covardes”. Em resposta, Waters escreveu um artigo chamado “The Road To Damascus”, no qual ele e Cave estão a caminho de um show em Israel, quando flagram um árabe sendo espancado por soldados israelenses. O árabe pede ajuda e explica que está resistindo à ocupação de sua terra e menciona um boicote cultural, pedindo que eles não façam o show. Ele é levado pelos soldados, mas antes joga um distintivo do BDS para Waters, que decide apoiar o boicote. O australiano insiste em seguir para o show, ignorando o pedido. Waters finaliza com “F*da-se, Nick Cave, seu idiota de m*rda”.