Gojira: performance nas Olimpíadas acusada de satanismo chega ao streaming

A apresentação da banda francesa Gojira na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, no mês passado, causou polêmica e já está disponível em serviços de streaming. A banda surpreendeu o público com uma performance de “Ah! Ça Ira”, uma canção popular da Revolução Francesa, ao lado da cantora de ópera Marina Viotti, além de várias figuras decapitadas representando a rainha Maria Antonieta e outras vítimas da guilhotina.

A performance incendiária rapidamente atraiu críticas on-line, com alguns cristãos acusando a banda de satanismo. Em resposta às acusações feitas por críticos conservadores, o vocalista do Gojira, Joe Duplantier, comentou em entrevista à Rolling Stone: “Não é nada disso. É a história francesa. É o charme francês, você sabe, pessoas decapitadas, vinho tinto e sangue por todo o lugar — é romântico, é normal. Não há nada satânico [risos]”.

Duplantier também destacou a importância da laicidade da nação francesa: “A França é um país que fez uma separação entre o Estado e a religião durante a revolução. E é algo muito importante, muito caro à fundação da França republicana. Nós chamamos isso de laicidade. É quando o estado não é mais religioso, portanto, é livre em termos de expressão e simbolismo. É tudo uma questão de história e fatos. Não olhamos muito de perto para o simbolismo em termos de religião”.

“Mea Culpa (Ah! Ça ira!)” ao vivo em Paris chegou nesta sexta-feira (30) via BMG aos serviços de streaming:

This post was last modified on 30 de agosto de 2024 12:03

Redação 89: