O Natiruts revelou numa entrevista para a 89 FM que vai estrear o primeiro baixo de cânhamo do mundo no show da turnê de despedida que a banda faz na noite deste sábado (24), no Allianz Parque, em São Paulo.
O cânhamo e a maconha são plantas da mesma espécie, a Cannabis Sativa. No entanto, ambas são geneticamente distintas e utilizadas para finalidades diferentes. O baixista Luís Maurício participou nesta semana do podcast Xablaw, comandado por Yuri Danka e Taynara Chagas, onde revelou que construiu um instrumento feito à base de fibra de cânhamo.
A ideia de levar ao palco esse baixo especial tem relação com a causa da liberação da maconha, que a banda vem defendendo com mais empenho nos últimos anos. “De uns tempos pra cá a gente tem procurado dar luz para essa causa em todas as frentes, do medicinal, do uso da fibra dentro da indústria, que é muito maravilhoso, quando você mergulha nesse universo também, do uso da fibra. E pra isso, pra esse show do Allianz, eu fiz um baixo com a madeira da fibra do cânhamo”, contou Luís.
Ele acrescentou que “até onde ele sabe” esse é o primeiro baixo do mundo feito 100% da madeira do cânhamo, uma planta, que segundo ele, o Brasil deveria explorar. “Porque o Brasil, uma potência agrícola do jeito que é, é um desperdício muito grande. A China, que é um país proibicionista totalmente, é o maior exportador de cânhamo do mundo, tem 35% do mercado. Então, o Brasil poderia assumir esse protagonismo, gerar empregos, uma riqueza absurda para o nosso país e baratear o medicamento, porque – é importante falar isso – o cânhamo não tem THC, é muito baixo, então ele não é psicoativo. Não tem justificativa nenhuma pra gente não estar produzindo aqui no nosso Brasil”.
Segundo o UOL divulgou neste sábado (24), ao final da turnê, o músico pretende dar o baixo de presente para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para chamar a atenção sobre a necessidade de regular o cultivo da planta em território nacional.
This post was last modified on 26 de agosto de 2024 12:03