SUPERBANNER BONÉ RS

Baixo de fibra de cannabis? Natiruts fala para 89 FM sobre seu novo instrumento musical

Redação 89

Baixo de fibra de cannabis? Natiruts fala para 89 FM sobre seu novo instrumento musical imagem divulgação

O Natiruts revelou numa entrevista para a 89 FM que vai estrear o primeiro baixo de cânhamo do mundo no show da turnê de despedida que a banda faz na noite deste sábado (24), no Allianz Parque, em São Paulo.

O cânhamo e a maconha são plantas da mesma espécie, a Cannabis Sativa. No entanto, ambas são geneticamente distintas e utilizadas para finalidades diferentes. O baixista Luís Maurício participou nesta semana do podcast Xablaw, comandado por Yuri Danka e Taynara Chagas, onde revelou que construiu um instrumento feito à base de fibra de cânhamo.

A ideia de levar ao palco esse baixo especial tem relação com a causa da liberação da maconha, que a banda vem defendendo com mais empenho nos últimos anos. “De uns tempos pra cá a gente tem procurado dar luz para essa causa em todas as frentes, do medicinal, do uso da fibra dentro da indústria, que é muito maravilhoso, quando você mergulha nesse universo também, do uso da fibra. E pra isso, pra esse show do Allianz, eu fiz um baixo com a madeira da fibra do cânhamo”, contou Luís.

Ele acrescentou que “até onde ele sabe” esse é o primeiro baixo do mundo feito 100% da madeira do cânhamo, uma planta, que segundo ele, o Brasil deveria explorar. “Porque o Brasil, uma potência agrícola do jeito que é, é um desperdício muito grande. A China, que é um país proibicionista totalmente, é o maior exportador de cânhamo do mundo, tem 35% do mercado. Então, o Brasil poderia assumir esse protagonismo, gerar empregos, uma riqueza absurda para o nosso país e baratear o medicamento, porque – é importante falar isso – o cânhamo não tem THC, é muito baixo, então ele não é psicoativo. Não tem justificativa nenhuma pra gente não estar produzindo aqui no nosso Brasil”.

Segundo o UOL divulgou neste sábado (24), ao final da turnê, o músico pretende dar o baixo de presente para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para chamar a atenção sobre a necessidade de regular o cultivo da planta em território nacional.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS