SUPERBANNER BONÉ RS

Slash critica produtores moderninhos e defende gravação analógica: “Uma arte em extinção”

Redação 89

Slash critica produtores moderninhos e defende gravação analógica: “Uma arte em extinção” Foto: Anderson Carvalho

Se você é guitarrista, provavelmente já se deparou com a crescente popularidade dos simuladores digitais de amplificadores. Embora essas ferramentas ofereçam conveniência e flexibilidade, a lenda do Guns N’ Roses, Slash, alerta para um impacto negativo que essa tendência está trazendo: a perda da habilidade de gravar guitarras ao vivo de forma autêntica.

Em entrevista à Goldmine, Slash abordou essa questão, destacando que a técnica de captar o som de um amplificador tradicional com microfones está se tornando uma “arte em extinção”. Seu novo álbum de blues, “Orgy of the Damned”, foi gravado com instrumentos ao vivo, justamente para preservar essa sonoridade autêntica que ele tanto valoriza.

Slash elogiou o produtor de seu novo disco “Mike Clink”, o mesmo dos clássicos do Guns “Appetite for Destruction” e “Use Your Illusion I e II”, afirmando que Clink é um dos poucos profissionais que ainda sabem como capturar o som real de uma guitarra. “Mike Clink é um dos últimos moicanos nessa arte. Ele sabe como tirar um som incrível de uma guitarra através de um gabinete, algo que muitos produtores de hoje simplesmente não dominam mais,” comentou Slash (via MusicTech.Com).

Mesmo com toda a tecnologia disponível, Slash continua fiel ao método analógico. Ele reconhece o valor dos simuladores digitais, como o AmpliTube 5, que ele usa durante o processo de composição, mas deixa claro que na hora de gravar, prefere os amplificadores tradicionais. “Há algo único na maneira como os alto-falantes reagem e no som que sai do gabinete. Talvez seja coisa de velha escola, mas para mim, essa pureza é insubstituível,” explica o guitarrista.

Para os guitarristas que buscam uma sonoridade autêntica, o conselho de Slash é claro: manter vivas as técnicas tradicionais de gravação e não se render completamente à praticidade dos simuladores digitais. Afinal, o som verdadeiro de um amplificador microfonado sempre terá um lugar especial numa produção de alta qualidade.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS