Mdou Moctar: banda que luta contra governos corruptos libera icônica performance ao vivo

Mdou Moctar é uma banda de rock originalmente formada na aldeia de Abalak, no norte do Níger, na região do Deserto do Saara, e comandada por Moctar, guitarrista que aprendeu a tocar construindo um instrumento de madeira com cabos de freio de uma bicicleta. Os caras estão encantando o mundo há algum tempo com sua sonoridade que resgata elementos de Jimi Hendrix, Van Halen e Prince, e letras contra a política corrupta de governos africanos.

Considerados pela crítica internacional como “novos revolucionários do rock”, os músicos se destacaram no Coachella Festival deste ano e uma performance ao vivo feita em 2018 para a rádio de Seattle KEXP, se tornou um lembrete digital agradável de que sempre há música nova, boa e contestadora sendo feita nos quatro cantos do mundo.

No ano passado, o grupo se reuniu em sua terra natal para finalizar o álbum “Funeral For Justice” e gravar uma série de apresentações ao vivo na região ao redor de Agadez, um importante centro histórico. Nesta quarta-feira (14), a primeira dessas sessões chegou ao YouTube: “The Agadez Folders: Live at Sultan’s Palace”.

A sessão apresenta Mdou Moctar em uma performance elétrica ao vivo completa no Palácio do Rei, no centro da cidade. Sua música de protesto, resistência e descontentamento é acompanhada por dançarinos tradicionais, espadachins e cerca de 20 camelos, com a Grande Mesquita de Agadez visível no horizonte.

A banda começará uma turnê europeia neste próximo fim de semana, apresentando-se nos festivais End of The Road e Manchester Psych, e fazendo paradas como atração principal na Alemanha, Itália, França e Reino Unido. Uma turnê norte-americana como atração principal começará no final do ano e em 2025 Mdou Moctar poderá trazer seu som contestador para a América Latina.

Redação 89: