Fontaines D.C. cancela show em Istambul por questões políticas

Fontaines D.C. é uma das bandas que melhor representam o novo movimento pós-punk britânico. Os caras estão se preparando para lançar seu novo álbum “Romance” e iniciam na próxima semana uma turnê pela Europa. A agenda deles previa uma apresentação em Istambul, na Turquia, no final de agosto, mas eles cancelaram o show por causa dos apelos do movimento global BDS (Boycott, Divestment and Sanctions), que incita pessoas a não fazerem negócios com Israel por causa “da longa história de apartheid e genocídio do país na Palestina”.

A banda se apresentaria na casa de shows Zorlu PSM, mas o BDS os alertou que a proprietária do local também é coproprietária da Dorad, uma usina de energia israelense. Em um comunicado postado no Instagram, o Fontaines D.C. explicou a situação para os fãs e prometeu fazer um show na Turquia o mais rápido possível.

A banda escreveu: “Após conversas com artistas palestinos e ativistas de direitos humanos, decidimos cancelar nosso show no Zorlu PSM, Istambul, na terça-feira, 20 de agosto. O movimento global de Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS), liderado pela coalizão palestina, pediu aos artistas que se recusem a tocar Zorlu PSM até que Zorlu se desfaça totalmente do fornecimento de energia a Israel, que realiza o que o Tribunal Internacional de Justiça agora concorda ser plausivelmente genocídio”.

Junto do início de sua nova turnê, o Fontaines D.C. estará realizando festas de audição ao redor do mundo em 22 de agosto, véspera do lançamento de “Romance”.  A audição no Brasil ocorrerá na Casa da Mia e Made In Quebrada Discos, no Centro de São Paulo.

 

This post was last modified on 1 de agosto de 2024 12:03

Redação 89: