John Mayall, uma das figuras mais marcantes da cena do blues britânico, morreu na última segunda-feira (22), aos 90 anos. A informação chegou nesta manhã através de um comunicado na página do Instagram de Mayall, dizendo que o músico faleceu em sua casa na Califórnia. “Problemas de saúde que forçaram John a encerrar sua carreira épica de turnê finalmente levaram à paz para um dos maiores guerreiros da estrada deste mundo”, disse o post.
Mayall nasceu em Macclesfield em 1933. Ele começou a investigar a coleção de jazz e blues de seu pai quando adolescente e aprendeu a tocar piano, violão e gaita para criar suas músicas. Em 1963, aos 30 anos, mudou-se para Londres para se tornar músico profissional, em meio ao boom do rhythm and blues que deu origem a bandas como os Rolling Stones, o Spencer Davis Group e o Animals.
Cantando e tocando guitarra, Mayall recrutou músicos, incluindo John McVie (que viria a formar o Fleetwood Mac) para a primeira formação do grupo Bluesbreakers. Eles lançaram seu single de estreia em 1964 e foram a banda de apoio de John Lee Hooker no mesmo ano. Mayall também tocou com grandes nomes do blues, incluindo Sonny Boy Williamson e T-Bone Walker neste período, quando conseguiu que o blues ganhasse atenção mais ampla do público jovem no Reino Unido.
Em meio a uma formação em constante rotação, Eric Clapton se juntou aos Bluesbreakers em 1965 depois de deixar os Yardbirds, e as primeiras sessões com ele foram produzidas por um jovem Jimmy Page, que logo se juntou aos Yardbirds, antes de formar o Led Zeppelin. Ou seja, o impacto de Mayall foi crucial para a explosão da cena do rock britânico.
Entre os anos 1970 e 1990, Mayall rodou o mundo como uma verdadeira estrela do blues, reverenciado por onde passava e sempre levando com ele outros grandes nomes do gênero. Após a virada do milênio, continuou realizando shows ao vivo todos os anos e se manteve em turnê até 2022.
Mayall deve ser introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll ainda este ano, recebendo o prêmio de “Influência Musical” ao lado de dois outros ícones do blues, Big Mama Thornton e Alexis Korner.
This post was last modified on 24 de julho de 2024 12:03