A pergunta que você leu na manchete desta nota voltou a ser feita após o baixista do Black Sabbath, Geezer Butler, falar sobre a influência dos Beatles em sua carreira numa recente entrevista à WRKR, rádio rock de Michigan, nos Estados Unidos.
Conforme relata a Blabbermouth.Net, Butler explicou que, assim como Ozzy Osbourne, os Beatles foram uma banda fundamental para ele: “Foram uma influência enorme, porque não havia ninguém como eles na época. Até então, era, tipo, meus irmãos gostavam como Elvis [Presley] e Eddie Cochran e Buddy Holly, esse tipo de coisa. E não havia [bandas de rock] inglesas de verdade… Quando os Beatles apareceram, eles tinham um som completamente original”. Ele completou: “E assim que os Beatles fizeram sucesso, então vieram os Rolling Stones, os Kinks, The Who, Herman’s Hermits, toda uma explosão da música pop britânica”.
Tanto Butler quanto o guitarrista Tony Iommi já admitiram em entrevistas anteriores que não existiria heavy metal moderno sem os Beatles. Canções do final dos anos 1960 do quarteto de Liverpool como “Helter Skelter”, “Revolution” e “I Want You” são consideradas por muitos como o início do hard rock/metal. No entanto, “coisas pesadas” já haviam sido feitas anteriormente, bons exemplos são “Rumble”, do Link Wray (1958), “You Really Got Me” do The Kinks (1964), “My Generation” do The Who (1964), “Paint Black” dos Rolling Stones (1966) e “Purple Haze” de The Jimi Hendrix Experience.
A invenção de um gênero musical raramente se resume a uma canção, no caso do heavy metal foi mais um processo gradual do que uma música dando origem ao que conhecemos como rock pesado. O jornalista canadense Martin Popoff, autor de livros sobre rock, explicou recentemente no “Disturbing the Priest Podcast” que contribuir com um single pesado não conta nessa discussão: “Eu gosto de argumentar que para dizer que ‘alguém inventou o heavy metal’, você tem que fazer um álbum. Então, a outra coisa que eu gosto de dizer é que em 1970 você tem quatro álbuns que inventaram o heavy metal propriamente dito.
Martin prossegue explicando: “Então, você tem Uriah Heep com ‘…Very ‘Eavy …Very ‘Umble’, Black Sabbath com ‘Black Sabbath I’, no final do ano Black Sabbath com ‘Paranoid’ e Deep Purple com ‘In Rock’. Então, temos esses quatro juntos. Depois que você fala tudo isso, chega alguém e diz: ‘Ah, e o álbum Blue Cheer, cara?’ e coisas assim. Mas, para mim, são esses quatro”.
This post was last modified on 15 de julho de 2024 12:03