O “Dia Mundial do Rock” é uma invenção brasileira?
Como todo 13 de julho, a 89 FM celebra o “Dia Mundial do Rock”. E não é só a gente, todo mundo! Quer dizer, todo o Brasil! É que essa data, na verdade, só é comemorada em solo brasileiro. A gente pode dizer que o nosso mercado publicitário se deixou levar por uma sugestão feita por Phil Collins, baterista/vocalista do Genesis.
Ele foi “o cara” do Live Aid, megaevento beneficente, idealizado pelos músicos Bob Geldof e Midge Ure, que ocorreu em 13 de julho de 1985 com dois concertos paralelos, um na Inglaterra e outro nos Estados Unidos. Collins apareceu no Estádio de Wembley, em Londres, no início da tarde para quatro apresentações musicais. Depois, atravessou o Atlântico com um Concorde para tocar no fim do dia no Estádio John F. Kennedy, na Filadélfia.
Ao longo do evento, Collins comentou que esse dia tinha se tornado muito especial e deveria ser lembrado como o “Dia Mundial do Rock”. O pessoal lá no exterior não levou isso muito a sério. Pra ser sincero, a sugestão do músico foi completamente ignorada. No entanto, os diretores de duas rádios roqueiras da cidade de São Paulo, a 89 FM e a 97 FM, adoraram a ideia. Eles estavam surfando na onda do rock nacional e do sucesso do Rock in Rio. A partir do ano seguinte, as emissoras começaram a celebrar a data. Como elas eram fortes rivais, investiram em fortíssimas campanhas promocionais. Ao longo dos anos, o mercado entrou nessa onda com a realização de eventos e promoções por todo o país. Pronto! O 13 de julho se tornou uma data do calendário comercial brasileiro com o apelo de “Dia MUNDIAL do Rock”.
Sim, esta data é nossa, é do Brasil, sil, sil! Mas o que está por trás dela é o maior evento de rock que o mundo já presenciou. Naquele 13 de julho de 1985, artistas que hoje são referência se juntaram para defender uma causa e mostraram todo o poder de mobilização que o rock é capaz de entregar. Phil Collins, Paul McCartney, David Bowie, Bob Dylan, Elton John, Neil Young, Eric Clapton, Sting, U2, Dire Straits, Queen, The Who, Black Sabbath, Led Zeppelin, Judas Priest, Beach Boys, Simple Minds, Pretenders, Santana, Duran Duran, entre outros, fizeram algo que hoje é lembrado com orgulho, principalmente por nós, roqueiros brasileiros.
Confira nos players abaixo algumas apresentações históricas daquele dia que iniciou as nossas comemorações do “Dia Mundial do Rock”: