Beastie Boys processam rede de restaurantes por comercial que faz lembrar clipe de “Sabotage”

Os Beastie Boys entraram com um processo contra a Brinker International por violação de direitos autorais. De acordo com o USA Today, uma ação apresentada nesta semana pelo grupo de hip-hop no tribunal federal de Nova York alega que a rede de restaurantes Brinker’s Chili’s utilizou sem permissão “partes significativas da composição musical e gravação de som” de seu hit de 1994 “Sabotage” em um anúncio nas redes sociais.

O processo foi movido por Adam “Ad-Rock” Horovitz e Mike “Mike D” Diamond, bem como a viúva de Adam “MCA” Yauch, Dechen Yauch. Eles dizem que o anúncio apresenta três personagens que evocam as características dos integrantes dos Beastie Boys no filme publicitário de “maneiras obviamente semelhantes e destinadas a evocar nas mentes do público cenas do conhecido videoclipe oficial de ‘Sabotage'”.

O texto da ação ressalta que os Beastie Boys não licenciam a música do clipe em questão ou qualquer outra propriedade intelectual para fins de publicidade, apontando que o falecido Adam “MCA” Yauch incluiu um termo em seu testamento que proíbe esse tipo de utilização de sua obra.

Por usar de forma não autorizada a canção e imitações de seu clássico videoclipe oficial, dirigido por Spike Jonze, os Beastie Boys pedem US$ 150 mil em indenizações e que a Brinker retire os anúncios do ar.

O USA Today lembrou em sua matéria que em 2020 o grupo permitiu que a mesma “Sabotage” fosse usada em um anúncio oficial na campanha do democrata Joe Biden sobre a resposta do então presidente Donald Trump à pandemia de coronavírus.

Relembre o clássico videoclipe no player abaixo:

This post was last modified on 12 de julho de 2024 12:03

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