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Beastie Boys processam rede de restaurantes por comercial que faz lembrar clipe de “Sabotage”

Redação 89

Beastie Boys processam rede de restaurantes por comercial que faz lembrar clipe de “Sabotage” Imagem: Reprodução YouTube

Os Beastie Boys entraram com um processo contra a Brinker International por violação de direitos autorais. De acordo com o USA Today, uma ação apresentada nesta semana pelo grupo de hip-hop no tribunal federal de Nova York alega que a rede de restaurantes Brinker’s Chili’s utilizou sem permissão “partes significativas da composição musical e gravação de som” de seu hit de 1994 “Sabotage” em um anúncio nas redes sociais.

O processo foi movido por Adam “Ad-Rock” Horovitz e Mike “Mike D” Diamond, bem como a viúva de Adam “MCA” Yauch, Dechen Yauch. Eles dizem que o anúncio apresenta três personagens que evocam as características dos integrantes dos Beastie Boys no filme publicitário de “maneiras obviamente semelhantes e destinadas a evocar nas mentes do público cenas do conhecido videoclipe oficial de ‘Sabotage'”.

O texto da ação ressalta que os Beastie Boys não licenciam a música do clipe em questão ou qualquer outra propriedade intelectual para fins de publicidade, apontando que o falecido Adam “MCA” Yauch incluiu um termo em seu testamento que proíbe esse tipo de utilização de sua obra.

Por usar de forma não autorizada a canção e imitações de seu clássico videoclipe oficial, dirigido por Spike Jonze, os Beastie Boys pedem US$ 150 mil em indenizações e que a Brinker retire os anúncios do ar.

O USA Today lembrou em sua matéria que em 2020 o grupo permitiu que a mesma “Sabotage” fosse usada em um anúncio oficial na campanha do democrata Joe Biden sobre a resposta do então presidente Donald Trump à pandemia de coronavírus.

Relembre o clássico videoclipe no player abaixo:



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