Cofundador do Nirvana, Krist Novoselic lança partido político
Trinta anos após o fim do Nirvana, o baixista e cofundador do grupo, Krost Novoselic, está direcionando sua energia para fazer algo novo: lançar um partido político que não se encaixa nem na ideologia Democrata, nem na Republicana.
Numa entrevista concedida à KOMO-TV, de Seattle, Novoselic disse que a história do Nirvana espelha os objetivos de seu novo partido batizado de Cascade. “Não é apenas um partido convencional. Estamos tentando fazer algo diferente, estamos tentando ser seminais, estamos tentando abrir um novo caminho”.
O baixista, que é o presidente do partido, comentou que parte dos requisitos para ter um partido é sediar convenções. Para atrair as pessoas para essas convenções, ele aproveitou seus recursos e começou uma nova banda chamada Bona Fide.
“Precisamos obter 1.000 assinaturas válidas para se qualificar como um partido, então esses shows são realmente convenções políticas, mas não haverá quase nenhum discurso do palco”, disse Novoselic. “Não vamos subir lá e atrapalhar as pessoas com um monte de retórica. Basicamente, assine a petição se quiser ver um novo partido no Estado de Washington”.
O músico explica que para ter um partido válido nos Estados Unidos, também é necessário ter um candidato a presidente, mas esse não é o objetivo inicial do Cascade. “Neste momento, as regras dizem que precisamos ter uma chapa presidencial, mas estamos determinados a não estar na cédula de 2024 e, se isso for adiante, temos tudo alinhado porque não há autoridade estatutária para essa regra”.
O primeiro show da Bona Fide rolou na última quinta-feira (20) na Easy Street Records, em Seattle. No sábado (22), o grupo se apresentou no festival Make Music Day de Aberdeen, cidade natal de Kurt Cobain e onde Krist passou toda sua adolescência. Além de distribuir panfletos com as diretrizes do partido e colher assinaturas dos fãs, o grupo tocou clássicos do Nirvana.
O Bona Fide conta com Krist Novoselic no baixo, Mark Pickerel, do Screaming Trees, na bateria, Kathy Moore na guitarra e as vocalistas Jennifer Johnson e Jillian Raye.
Veja abaixo a performance do Bona Fide para “Love Buzz”, single de estreia do Nirvana, de 1988, originalmente gravado em 1969 pela banda holandesa Shocking Blue: