Scarlett Johansson acusa OpenAI de copiar sua voz em assistente digital

Os advogados de Scarlett Johansson estão exigindo que a OpenAI revele como desenvolveu uma voz da assistente digital com tecnologia de inteligência artificial (IA) chamada Sky, do GPT-4o, semelhante à da atriz.

Há nove meses, o CEO da empresa, Sam Altman, entrou em contato com Johansson para licenciar sua voz. Após pensar, ela resolveu recusar o convite, alegando “motivos pessoais”.

Após o lançamento da Sky, a artista se surpreendeu porque o sistema imitava sua voz e seu jeito de falar. “Fiquei chocada, irritada e sem acreditar que Altman buscasse uma voz que soava tão estranhamente semelhante à minha que meus amigos mais próximos e a mídia não pudessem notar a diferença”, disse a atriz.

Johansson atuou no filme “Ela”, de 2013, sobre um homem que se apaixona pela voz feminina de uma assistente digital inteligente. Altman chegou a postar no X a palavra “Ela”, referindo-se ao filme, depois que a empresa anunciou a nova versão do ChatGPT. Os executivos da OpenAI, no entanto, negaram qualquer conexão e tentaram explicar ao Washington Post a questão. “A voz de Sky não é uma imitação e pertence a uma outra atriz profissional, usando sua própria voz natural”, disseram.

Scarlett Johansson ainda emprega sua voz de forma incrível ao cantar. No player abaixo você confere a parceria dela com Pete Yorn no hit de 2009 “Relator”:

This post was last modified on 21 de maio de 2024 12:03

Redação 89: