John Barbata, baterista que tocou no último álbum do Jefferson Airplane e integrou a formação original do Jefferson Starship, além de trabalhar com The Turtles e Crosby, Stills, Nash e Young, morreu no último dia 8 de maio, em Oklahoma, nos Estados Unidos, aos 79 anos. O falecimento de Barbata foi confirmado pelas páginas oficiais do Facebook do Starship e do Airplane, mas nenhum dos dois canais forneceu a causa da morte.
Barbata tocou no último álbum de estúdio do Jefferson Airplane, “Long John Silver”, de 1972, e aparece no trabalho ao vivo do ano seguinte “Thirty Seconds Over Winterland”. Quando o Airplane mudou o nome para Jefferson Starship, ele estava na formação original, juntamente com Grace Slick e Paul Kantner. Ele se manteve no grupo até 1978, quando um grave acidente de carro o deixou afastado do trabalho por quase uma década.
Antes de ingressar no Jefferson Airplane, Barbata já havia feito um grande sucesso com o The Turtles, em 1967. Ele toca bateria nos clássicos singles “Happy Together”, “Elenore” e “You Showed Me”. Em 1969, se juntou ao supergrupo Crosby, Stills, Nash and Young. A bateria dele pode ser ouvida em “Ohio”, que aparece no álbum ao vivo “Four-Way Street”, de 1974. O baterista continuaria a gravar ao longo dos anos com esses músicos em várias iterações e sets solo.
Barbata também colaborou em estúdio com nomes como Johnny Rivers, The Ever Brothers, Lee Michaels, Ry Cooder e Linda Ronstadt.
This post was last modified on 15 de maio de 2024 12:03