Elon Musk, dono da Starlink, empresa de internet via satélite, anunciou nesta quinta-feira (09) uma doação de equipamentos de transmissão via web para equipes de emergência que socorrem as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Além disso, assegurou que manterá o uso gratuito deles em pontos na região que passam por dificuldades de acesso à internet, numa ação que será mantida até que os locais se recuperem das inundações que tiveram início na semana passada.
O bilionário compartilhou um vídeo da supermodelo de Gisele Bündchen com imagens da destruição causada pelas enchentes em sua conta no X (ex-Twitter) e escreveu: “Dadas as terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a Starlink doará 1.000 terminais para equipes de emergência e disponibilizará gratuitamente o uso de todos os terminais da região até que a região se recupere”. Musk completou sua mensagem dizendo: “Espero o melhor para o povo do Brasil”.
A Starlink de Musk, por se tratar de uma rede web via satélite, oferece conexão sem a necessidade de um sistema de fibra óptica, ou seja, não depende da ligação via cabos, tornando-se ideal para atender regiões sem estrutura de cabeamentos.