Pesquisadores do Sony Computer Science Laboratories (CSL) acabam de anunciar o desenvolvimento de um software que consegue substituir um baixista dentro de uma mixagem. Trata-se de um modelo de inteligência artificial que pode gerar acompanhamentos de baixo realistas que combinam com o estilo e o tom das peças musicais a que é submetido.
“Na Sony CSL, nosso objetivo é ajudar artistas e produtores musicais em seu fluxo de trabalho, fornecendo ferramentas alimentadas por IA”, disse o pesquisador Stefan Lattner em entrevista replicada pelo Music Radar, ressaltando que o sistema é capaz de analisar e acompanhar de forma criativa qualquer criação intermediária a que é apresentado”.
O novo modelo é projetado para gerar linhas de baixo que complementam o material existente: “Nosso sistema pode processar qualquer tipo de mixagem musical que contenha uma ou mais fontes, como vocais, guitarra, etc”, diz Lattner.
O software promete ser capaz de criar linhas de baixo para qualquer tipo de música com seu usuário podendo controlar o timbre e o estilo da peça. Os pesquisadores dizem que, em testes, a ferramenta se mostrou capaz de fornecer o baixo para mixagens “arbitrárias” de músicas, e agora planejam construir modelos semelhantes para criar partes de bateria, piano, guitarra, cordas e efeitos sonoros.
Os pesquisadores garantem que o objetivo do software é “colaborar diretamente com artistas e compositores para refinar ainda mais as necessidades criativas da comunidade musical”. Será mesmo???