Björk e Rosalía lançam canção de protesto contra a piscicultura na Islândia

Redação 89

Björk e Rosalía lançam canção de protesto contra a piscicultura na Islândia imagem divulgação

Björk e Rosalía uniram forças para lançar o poderoso novo single ‘Oral’. Produzido pelas artistas ao lado de Sega Bodega, a canção marca a primeira colaboração entre as duas cantoras.

O objetivo é lançar luz sobre a alarmante crueldade e as graves consequências ambientais e ecológicas da criação de salmão em mar aberto no país natal de Björk, a Islândia.

“Oral” remonta a duas décadas – escrita pela primeira vez por Björk entre Homogenic de 1997 e Vespertine de 2001, a faixa foi perdida em seus arquivos depois de sentir que não era a escolha certa para um álbum. Björk redescobriu a música depois de ser lembrada de seu nome durante uma turnê pela Austrália em março de 2023, mesmo mês em que foi divulgado um relatório sobre o impacto devastador das operações comerciais de criação de salmão de propriedade norueguesa, mal regulamentadas, nos ecossistemas nativos da Islândia.

Depois de ressoar profundamente com a causa, e como uma ativista e manifestante apaixonada durante grande parte de sua vida, Björk recrutou Rosalía para ajudar a dar vida à música e, por sua vez, aumentar a conscientização sobre o assunto.

A prática cruel da criação em currais abertos, introduzida na Islândia depois de empresários noruegueses terem começado a adquirir pisciculturas nos fiordes do país, envolve a criação intensiva de peixes, prendendo-os em redes de águas abertas ancoradas em cursos d’ água naturais, onde os peixes são mantidos fechados até serem atingir tamanho comercializável. Isto acelera o desenvolvimento dos peixes e, em muitos casos, cria mutações genéticas no ADN do salmão, além de ser um terreno fértil para uma série de parasitas e doenças. A indústria na Islândia cresceu dez vezes desde 2014, produzindo menos de 4 mil toneladas, para 45 mil em 2021, estimando-se agora que a produção anual poderá ser de até 106 mil toneladas. A Islândia tem a maior área natural intocada da Europa, e os resíduos e a poluição associados à agricultura ao ar livre ameaçam danificar permanentemente toda a ecologia oceânica. A falta de regulamentação e a falta de supervisão da indústria também significaram que milhares destes salmões geneticamente alterados e doentes escapam regularmente dos recintos e nadam rio acima até às terras altas da Islândia, onde ocorre uma mistura genética devastadora e põe em perigo o futuro da população de salmão selvagem da Islândia.

A receita de “Oral” será utilizada para apoiar um processo legal contra a pesca, apresentado por residentes da cidade de Seyðisfjörður, no lado oriental da Islândia.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS