A identidade do homem na capa do álbum Led Zeppelin IV foi finalmente revelada por um historiador, 52 anos após o lançamento do disco.
A conhecida imagem de uma figura idosa e barbuda, que carrega um feixe de madeira nas costas, foi comprada por Robert Plant em uma loja inglesa de antiguidades enquanto o álbum estava em produção. A fotografia foi colorida e pendurada na parede de um prédio parcialmente demolido para a sessão de arte de capa.
Brian Edwards, pesquisador da University of the West of England, descobriu recentemente outra impressão da mesma imagem enquanto estudava a história de Wiltshire, um condado rural da Inglaterra. Análises da caligrafia contida na cópia levaram à conclusão de que a foto foi tirada em 1892 pelo professor de fotografia Ernest Howard Farmer.
O profissional havia escrito a legenda “A Wiltshire thatcher”, o que ajudou o Museu Wiltshire a descobrir que o indivíduo da imagem se chamava Lot Long, um trabalhador rural de Mere que teria falecido, aos 70 anos, um ano após ter sido fotografado.
“O Led Zeppelin criou a trilha sonora que me acompanha desde a minha adolescência. Eu realmente espero que a descoberta desta fotografia vitoriana agrade e divirta Robert, Jimmy e John Paul”, disse Edwards (via The Guardian).
A foto fará parte de uma exposição intitulada “The Wiltshire Thatcher: A Photographic Journey Through Victorian Wessex”, que será iniciada em 2024 para mostrar como tema de contrastes rurais e urbanos se tornaram foco de um dos capítulos mais importantes da história do rock.
Lançado há exatos 52 anos, em 8 de novembro de 1971, o álbum “Led Zeppelin IV” vendeu mais de 37 milhões de cópias em todo o mundo, e inclui uma das músicas mais populares do Led Zeppelin, “Stairway to Heaven”.