Gerdau apresenta detalhes sobre venda de 1º produto social em parceria com ONG Gerando Falcões durante o The Town
A Gerdau terá seu primeiro produto social, em uma parceria com a ONG Gerando Falcões, disponível para venda durante o The Town 2023. Moldado com aço Gerdau 100% reciclável, o chaveiro será vendido no maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, por R$ 39 e terá todo o lucro da venda revertido para iniciativas na Favela do Haiti, em São Paulo, que visam interromper o ciclo de pobreza das 290 famílias que residem no local, a partir da iniciativa Favela 3D. Serão disponibilizadas 3 mil unidades do chaveiro na Loja Oficial do The Town no estande da Gerdau no espaço VIP do evento. The Town está marcado para os dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro, na Cidade da Música, em São Paulo.
“Estamos muito felizes em contribuir com um projeto que impactará de forma transversal e positiva a vida de 290 famílias que moram na Favela do Haiti, o que reforça o compromisso da Gerdau de ser parte das soluções aos desafios da sociedade, como a questão da habitação, que é um dos pilares estratégicos da nossa atuação social”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.
“O Favela 3D tem como prioridade levar dignidade, digitalização e desenvolvimento às favelas do Brasil, promovendo a transformação total do território, e é um grande orgulho para nós receber o apoio de Gerdau e The Town para a superação da pobreza na Favela Haiti”, explica Edu Lyra, CEO e Fundador da Gerando Falcões.
A cantora IZA, embaixadora de sustentabilidade da Gerdau no The Town, também apoia a iniciativa. “Toda vez que estou junto de uma marca, é importante saberem que vamos pensar parecido e que temos os mesmos princípios. Fico feliz em estar em parceria com uma empresa que realmente se importa, não só com o discurso, mas com tudo o que é feito da porta para dentro da empresa”, comenta a artista.
O mesmo aço da Gerdau utilizado na composição do chaveiro estará presente nas 330 toneladas de aço fornecidas para compor estruturas fixas e temporárias do The Town. A jornada do aço envolve uma economia circular que movimenta mais de 1 milhão de pessoas, incluindo catadores e cooperativas envolvidas no processo de reciclagem da companhia.
Favela do Haiti
Ao lado da ONG Gerando Falcões, The Town e da Fundação Grupo Volkswagen, a Gerdau, que já é parceira da Gerando Falcões em outras regiões do País, apoia o projeto Favela 3D em São Paulo. A iniciativa busca promover o fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e acompanhamento individualizado das famílias na Favela do Haiti.
Dados atuais de um levantamento sobre a Favela do Haiti, feito pela Diretoria de Tecnologias Sociais da Gerando Falcões, apontam que:
● de cada 20 pessoas, 4 não são alfabetizadas;
● 38% da população está em situação de desemprego;
● 78% das casas possuem problema de ventilação/mofo e ligações elétricas com perigo de incêndio;
● 22% das casas são feitas de tijolo sem revestimento e 8% são de madeira aproveitada;
● 9% das casas não possuem banheiro.