Will Butler é um multi-instrumentista que recentemente deixou o Arcade Fire (AQUI) e se juntou ao Sister Squares , grupo formado por Miles Francis, Julie Shore, Jenny Shore e Sara Dobbs . O projeto que leva o nome de Will Butler + Sister Squares anunciou nesta terça-feira (27) um álbum autointitulado para o dia 22 de setembro via Merge. O grupo aproveitou para liberar seu primeiro single/vídeo, “Long Grass.”
“Conheci Jenny — minha esposa! — na faculdade, um ano antes de ingressar no Arcade Fire”, diz Will. “Quando precisei de uma banda para a turnê Policy [Merge, 2015], pedi a [irmã de Jenny] Julie para entrar porque eu confiava nela musicalmente. E perguntei a Sara, amiga de infância de Jenny e Julie, porque sabia que ela era supertalentosa”, diz Will. “Antibalas – para quem eu tocava bateria – abriu alguns shows do Arcade Fire”, diz Miles, que se ofereceu para tocar bateria sempre que Will precisasse. Will, Julie, Sara e Miles se divertiram na turnê e todos trabalharam nos arranjos vocais. O tempo todo, Jenny contribuiu com gravações e ideias gerais de performance, e ela subiu ao palco em 2019.
“Depois de Generations [Merge, 2020], considerei fazer um disco solo esquisito. Sozinho no porão, etc. Principalmente, percebi que o que eu queria era o oposto,” diz Will. Ele recorreu cada vez mais à banda para obter feedback sobre as letras e as estruturas das músicas. Ele perguntou a Miles se eles produziriam o disco.
“Will e eu descobrimos organicamente nosso relacionamento como uma dupla de produção ao fazer este álbum. Não precisávamos falar muito sobre as coisas conforme elas aconteciam, porque a música simplesmente fluía”, diz Miles. “Como produtor, trabalhar com Jenny, Julie e Sara é o sonho. Eles se conectam tão inatamente. Em um movimento, eles podem evocar um estado de espírito ou chegar à raiz de um sentimento.”
A banda fez uma série de shows em agosto de 2022, exibindo ideias de estúdio no ao vivo. Depois de voltar para casa, a banda se reagrupou no Figure 8 Studios no Brooklyn. O álbum, em geral, é composto por partes iguais no Figure 8, experimentos em grupo no porão de Will e sessões no Synthia Studio de Miles.
“Eu saí da minha banda Arcade Fire muito recentemente, depois de 20 anos – talvez a decisão mais complexa da minha vida. Passei os dois anos anteriores em casa com meus três filhos. Eu tinha 39 anos. Eu acordava todas as manhãs e lia Emily Dickinson, até ter lido todos os poemas de Emily Dickinson. Estava ouvindo Morrissey, Shostakovich, o top 50 do Spotify. Eu tinha perguntas não formadas com respostas incompletas”, diz Will. “Mas, honestamente, eu estava me sentindo ótimo com o disco”.
O álbum projeta paisagens emocionais: o single inicial “Long Grass” é como uma música de Harry Styles com mais 20 anos de vida atrás dela. “Eu li uma novela chamada Jamila de um autor soviético/quirguiz chamado Chingiz Aitmatov dos anos 50”, diz Will. “É sobre um artista relembrando sua infância em uma pequena cidade no Quirguistão na Segunda Guerra Mundial. É sobre amor, se tornar um artista, melancolia e vastas paisagens com um único trilho de trem passando por elas. E isso me lembrou da idade adulta, de vagar melancolicamente pelos trilhos do trem. Talvez a música também seja sobre deixar para trás as coisas que nos formaram, mas tentar lembrar o mundo como ele costumava ser?”
Will Butler + Sister Squares fará uma turnê de divulgação de seu novo álbum nos próximos meses. Fique ligado aqui no site da 89 FM para saber mais.
This post was last modified on 28 de junho de 2023 12:03