Morre George Freedman, pioneiro do rock no Brasil
George Freedman, um dos precursores do rock no país, morreu nesta sexta-feira (09), aos 82 anos. George sofreu uma queda em sua residência, foi levado ao hospital, porém sofreu parada cardíaca e não resistiu.
A notícia foi compartilhada pela escritora Lucinha Zanette em publicação via redes sociais, após confirmar a informação com a família do músico (AQUI).
George vinha enfrentando sérios problemas de saúde nos últimos anos, ele sofreu seis AVCs e passou por duas cirurgias no intestino para combater um câncer.
George Freedman é o nome artístico do alemão Jorg Detlef Friedemann, nascido em Berlim, Alemanha, no dia 07 de agosto de 1940. Foi cantor, compositor e músico e esteve em atividade no período de 1958 a 1972.
Para se ter uma ideia da importância de George para a música nacional, basta dizer que ele lançou as primeiras versões em português de rock and roll americano que influenciaram todo o movimento da Jovem Guarda, que marcaria a década de 1960.
Um dos maiores sucessos de George foi a música “Coisinha estúpida”, versão de “Something Stupid”, gravada em 1967 por Frank Sinatra e Nancy Sinatra.
O canal no YouTube “Jovem Guarda 50 anos O Filme – A Série” publicou um vídeo com homenagens ao músico. Confira abaixo: