Ed Motta foi um dos diversos artistas que se manifestaram esta semana para prestar homenagens para Rita Lee. Numa conversa com o Splash, canal de entretenimento do portal UOL, ele falou sobre sua relação artística com ela e a agradeceu por “pagar suas contas”.
Questionado sobre as canções que compôs em parceria com a cantora, disse: “Eu pago as minhas contas por causa da Rita Lee. Por ela ter letrado essas músicas de forma tão brilhante, de forma tão sensível e sempre ultramusical, né? Essas músicas foram letradas com muita precisão”.
Ed lembrou que a relação com Rita sempre foi algo virtual, mesmo lá no passado: “Eu lembro que ela enviava isso [ideias de letras] inicialmente pelo fax, depois pelo e-mail. A gente nunca se encontrou para fazer nenhuma dessas músicas. Eu adorava isso também na personalidade dela, que é muito parecida comigo. Ela não gostava de encontrar muito e eu também não gosto de encontrar… isso é a amizade perfeita… de pessoas que não gostam de ir na casa do outro”.
O cantor também fez questão de destacar o elemento musical do trabalho de Rita, tão grande quanto sua atitude: “Acho a Rita Lee uma cantora magnífica, superprecisa, afinadíssima, os discos são superbem feitos, o jeito que ela dobrava as vozes, né, é de um cuidado musical. Tem tudo isso que fala-se muito, mas musicalmente tem uma piscina muito funda aí, que não é apenas a rainha do rock, é uma coisa bem mais que isso”.
Entre as músicas que Ed Motta compôs em parceria com Rita Lee estão clássicos de seu repertório como “Columbina”, “Fora da Lei”, “Nefertiti” e “S.O.S. Amor”.