O Collective Soul comemorou em suas redes sociais nesta quarta-feira, 23 de março, os 30 anos do lançamento original de seu álbum de estreia Hints Allegations and Things Left Unsaid, um dos discos que mostram a força que as college radios americanas tinham na década de 1990.
O álbum foi originalmente lançado por uma gravadora indie da cidade de Atlanta chamada Rising Storm Records. Um ano mais tarde, o grupo assinou com a Atlantic Records e o álbum foi relançado. Já era 1994 e neste momento os caras já desfrutavam de um sucesso arrebatador por conta de uma canção chamada “Shine”, escrita em 1989.
Quando essa canção estourou em 1993, o Collective Soul não existia. O guitarrista Dean Roland tinha enviado uma fita, com a gravação feita pela banda de seu irmão Ed (vocalista), para a rádio pública WRAS de Atlanta.
A emissora começou a tocar a faixa e fez cópias para outros programadores de FM que curtiram o som. Rapidamente “Shine” começou a tocar em college radios e não demorou muito para se tornar o hit do momento em rádios jovens nos Estados Unidos.
Com o inesperado sucesso, os irmãos recrutaram o baterista Shane Evans, o baixista Will Turpin e o guitarrista Ross Childress para a formação inicial do grupo, que passou a existir oficialmente apenas quando o contrato foi assinado com a Atlantic Records, que precisava urgentemente promover o trabalho. O Collective Soul, formado às pressas, se tornaria um dos nomes mais comentados do cenário pop-rock, com direito a um convite para participar do Woodstock 1994.
“Shine” é hoje um dos maiores clássicos dos longínquos anos 1990…
This post was last modified on 23 de março de 2023 12:03