SXSW 2023 tem show memorável de Os Mutantes

Por Rogéria Vianna, de Austin, Texas

Em um festival que tem toda a atenção voltada para o futuro, é bonito ver a celebração de talentos de longa data. A banda Os Mutantes, ainda considerada uma das maiores bandas de rock brasileiras de todos os tempos, fez história no famoso festival de Austin.


Criada na década de 60, com Arnaldo Batista e Rita Lee na formação original, hoje é comandada por Sergio Dias, único integrante original, agora acompanhado pelo guitarrista Camilo Macedo, o baterista Claudio Tchernev, o baixista Vinícius Junqueira, o tecladista Henrique Peters e a cantora Esméria Bulgari.

Em apresentação única durante o SXSW, a banda incendiou a plateia no pátio do Hotel Vegas, provando que continua revolucionária. Era impossível ficar parado com a ousadia de seu som, complementado por letras criativas e muitas vezes debochadas. Em muitos momentos, o vocalista Sergio Dias se lançou em solos de guitarra matadores, quase hipnóticos.

As centenas de brasileiros na plateia acompanhavam em coro o repertório que misturou clássicos originais, como “Balada do Louco”, “Bat Macumba”, “Minha Menina” e “Panis et Circensis”, com músicas do novo disco ZZYZX. Já os gringos, desde os jovens até os mais velhos, olhavam pasmos para o palco enquanto tentavam entender aquele ritmo exuberante e criativo, que já incomodou muitos ditadores brasileiros no passado.

Austin se curvou ao talento de Os Mutantes, em show que nos fez entender porque eles se perpetuaram na história da música e que, mesmo após um hiato de 28 anos longe dos palcos (a banda se reuniu em 2006), vê-los ao vivo ainda é um verdadeiro deleite.

Vídeos e fotos: Rogéria Vianna

This post was last modified on 21 de março de 2023 12:03

Redação 89: