Relatório britânico pede investigação na recomendação de música feita por algoritmos

O Centro de Ética e Inovação de Dados do Reino Unido publicou seu relatório sobre o impacto que os algoritmos de recomendação dos serviços de streaming têm no consumo de música.

“Há crenças amplamente difundidas de que o uso dessas tecnologias pode servir para beneficiar injustamente certos grupos em detrimento de outros”, diz a introdução do estudo, acrescentando que “são inconclusivas as evidências de que essas tecnologias melhoram a experiência de música do usuário”.

Outro ponto abordado foi em relação aos sistemas parecerem ser altamente tendenciosos. “Independentemente do gênero do usuário, as plataformas de streaming de música parecem recomendar predominantemente artistas brancos do sexo masculino aos usuários a uma taxa significativa”, afirma o relatório.

Os autores do estudo fizeram um alerta ao governo britânico: os artistas locais podem ser prejudicados pelo uso de algoritmos pelas plataformas de streaming com base em “contagens globais de reprodução”, uma vez que “territórios com populações relativamente maiores podem se inclinar para seus próprios artistas domésticos”, o que significa, por exemplo, que os artistas do Reino Unido podem ganhar menos atenção global do que os artistas dos Estados Unidos.

O estudo destaca ainda que “tecnicamente, algoritmo é apenas um termo para qualquer processo ou conjunto de regras a serem seguidas na execução de um processamento digital. Mas esse sistema é ajustado por pessoas que trabalham para organizações que buscam criar lucro para pagar acionistas e credores, e esse objetivo inevitavelmente molda a forma como a tecnologia opera”.

A conclusão é que mais investigações são necessárias para saber se os sistemas de recomendação musical são realmente tendenciosos, além de abrir um debate mais amplo sobre como os serviços de streaming estão mudando a forma como as pessoas atualmente ouvem música. Estudo na íntegra AQUI.

This post was last modified on 6 de março de 2023 12:03

Redação 89: