Morre Robbie Bachman, baterista do Bachmam-Turner Overdrive
Robbie Bachman, baterista do Bachman-Turner Overdrive e do Brave Belt, morreu nesta quinta-feira (12) aos 69 anos.
Seu irmão e companheiro de banda Randy Bachman confirmou a notícia no Twitter, descrevendo Robbie como “uma engrenagem integral em nossa máquina de rock’n’roll”, acrescentando que “a batida por trás do BTO juntou-se à mãe, ao pai e ao irmão Gary do outro lado”. A causa da morte do baterista não foi informada.
Robie começou a se profissionalizar como músico ainda na juventude em Winnipeg, no Canadá, até que Randy o convidou para assumir a bateria do grupo Brave Belt, sua nova banda com Chad Allan, com quem ele havia tocado no Guess Who. O Brave Belt gravou dois álbuns, lançados em 1971 e 1972, antes de mudar seu nome para Bachman-Turner Overdrive em 1973, após a saída de Allan.
A estreia autointitulada de Bachman-Turner Overdrive em 1973 alcançou o número 9 no Canadá e o número 70 na parada de rock da Billboard. No entanto, a banda encontraria seu reconhecimento global com o segundo trabalho Bachman-Turner Overdrive II, que atingiu o Top 10 nos EUA e no Canadá, e produziu um single Top 40, “Let It Ride”, bem como “Takin’ Care of Business”, uma das músicas mais populares da banda.
Another sad departure. The pounding beat behind BTO, my little brother Robbie has joined Mum, Dad & brother Gary on the other side. Maybe Jeff Beck needs a drummer! He was an integral cog in our rock ‘n’ roll machine and we rocked the world together. #RIP #littlebrother #family pic.twitter.com/XASj6CVXzA
— Randy Bachman (@RandysVinylTap) January 13, 2023