Morre Vivienne Westwood, estilista pioneira no visual punk
Vivienne Westwood, estilista, ativista e figura essencial do movimento punk britânico na década de 1970, morreu nesta quinta-feira (29) aos 81 anos.
“Vivienne Westwood morreu hoje, pacificamente e cercada por sua família, em Clapham, no sul de Londres”, informou uma mensagem postada no Twitter de Westwood. O comunicado acrescenta: “O mundo precisa de pessoas como Vivienne para fazer uma mudança para melhor”. A causa da morte não foi revelada.
Westwood nasceu em Derbyshire, Inglaterra, e cresceu em uma família da classe trabalhadora. Ela criou suas primeiras joias quando era professora de escola primária. Em meados da década de 1960, conheceu o artista Malcolm McLaren, que pouco depois se tornaria empresário do Sex Pistols. Juntos, Westwood e McLaren administravam a loja SEX, onde vendiam as roupas que desenhavam.
Westwood ficou conhecida globalmente por ajudar a catapultar o movimento punk para o mainstream, bem como unificar as indústrias da moda e da música. Com a explosão punk, o nome Westwood tornou-se sinônimo de estilo e atitude. Sua marca tornou-se colossal e a estilista passou a desfrutar de uma longa carreira destacada por uma série de desfiles em Londres, Paris, Milão e Nova York.
29th December 2022.
Vivienne Westwood died today, peacefully and surrounded by her family, in Clapham, South London.
The world needs people like Vivienne to make a change for the better. pic.twitter.com/YQwVixYUrV
— Vivienne Westwood (@FollowWestwood) December 29, 2022