Keith Levene, guitarrista cofundador do The Clash, morre aos 65 anos
Keith Levene, guitarrista cofundador do The Clash e do Public Image Ltd. (PIL), morreu na última sexta-feira (11), aos 65 anos. A notícia foi dada neste sábado (12) pelo autor e escritor britânico Adam Hammond.
“É com grande tristeza que informo que meu amigo íntimo e lendário guitarrista da Public Image Limited, Keith Levene, faleceu na sexta-feira, 11 de novembro”, escreveu Hammond no Twitter.
Segundo publicação do jornal britânico The Guardian, o músico foi vítima de um câncer no fígado contra o qual lutava há dois anos e faleceu em sua casa em Norfolk, na Inglaterra.
Ao lado do baixista Paul Simonon e do guitarrista Mick Jones, Levene fundou uma das bandas de rock mais populares de todos os tempos: The Clash. Ele foi o responsável por convencer Joe Strummer, então integrante do 101ers, a se juntar ao grupo.
Levene deixou o Clash antes do lançamento do primeiro álbum da banda, em 1977, mas chegou a participar de seus primeiros shows. No ano seguinte, o guitarrista fundou o PIL com John Lydon, vocal do Sex Pistols. Ele deixou o projeto em meados dos anos 1980, quando o grupo tomou rumos mais comerciais.
O último trabalho de Levine foi o álbum Commercial Zone, de 2014. Nos últimos anos, se transformou num entusiasta e forte investidor de Bitcoin e outras criptomoedas.
Keith sought to create a new paradigm in music and with willing collaborators John Lydon and Jah Wobble succeeded in doing just that. His guitar work over the nine minutes of ‘Theme’, the first track on the first PiL album, defined what alternative music should be.
2/4 pic.twitter.com/ztSNbg53fl
— Adam Hammond (@adthedoor) November 12, 2022