Billy Corgan diz que produtor de “Nevermind” (Nirvana) roubou timbre de guitarra do Smashing Pumpkins

Redação 89

Billy Corgan diz que produtor de “Nevermind” (Nirvana) roubou timbre de guitarra do Smashing Pumpkins imagem divulgação

Laney é uma marca top do top de amplificadores de guitarras e baixos. A empresa britânica foi fundada em 1967 por Lyndon Laney, baixista da banda Band of Joy, que tinha como integrantes John Bonham na bateria e Robert Plant nos vocais, simplesmente a raiz do Led Zeppelin. O equipamento construído por Laney foi utilizado em larga escala por Tony Iommi, que criou aqueles riffs emblemáticos do Black Sabbath e influenciou todo mundo que veio depois dele.

Essa introdução é necessária para dizer que Billy Corgan, líder do Smashing Pumpkins, é hoje embaixador da empresa e foi através dos amplificadores Laney que ele construiu a sonoridade de um dos grupos mais influentes dos anos 1990. E fique sabendo que essa influência parece ser bem maior do que se imaginava.

Em um novo vídeo compartilhado pelo canal do YouTube da Laney, Corgan relembra seu trabalho ao lado do produtor Butch Vig, que segundo ele, acabou se inspirando no Smashing Pumpkins enquanto produzia o aclamado disco Nevermind, do Nirvana. “Uma história que eu gosto de contar é que gravamos nosso álbum ‘Gish’ em 1990, na virada para 1991. Butch finalizou aquele álbum e partiu para fazer ‘Nevermind’ com o Nirvana. A primeira vez que ouvi ‘Nevermind’, olhei para Butch – estávamos sentados ao lado de um lago em um 4 de julho de 1991 – e disse: ‘Filho da p*ta, você roubou meu som de guitarra!”, revelou Corgan.

O líder do Smashing Pumpkins se limitou a soltar um palavrão porque sabia que nada poderia fazer, afinal de contas, quando alguém copia um riff de guitarra você pode processá-lo, mas quando o timbre da guitarra é tirado por outro alguém, é apenas mérito de quem soube reproduzir aquela “coloração” e Butch fez isso muito bem. Inclusive, Corgan deixou claro que a sonoridade do seu Smashing Pumpkins é fruto de uma busca incessante pelo som da guitarra que ele ouviu quando criança em “Sweet Leaf”, faixa de abertura do álbum Master of Reality, do Black Sabbath. “Eu persegui esse som a minha vida toda. E você pode ouvir ecos dele em… Randy Rhoads com Ozzy ou até Freddie Mercury com Brian May. Há outros ecos desse tipo de som”.

Veja o vídeo da empresa de amplificadores com Corgan no player abaixo:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS