A gravadora californiana Craft Recordings anunciou que celebrará o 25º aniversário de My Own Prison, álbum de estreia do Creed, disponibilizando o disco em uma edição especial em vinil. O LP desembarca em lojas dos Estados unidos em 2 de dezembro apresentando os sucessos “Torn”, “What’s This Life For”, “One” e “My Own Prison”. Além de um amplo lançamento em vinil clássico, os fãs também poderão encontrar o álbum em uma variedade de edições limitadas, incluindo LP laranja, prateado e cereja. Confira os detalhes na loja on-line da Craft Recordings (AQUI).
Lançado em 24 de junho de 1997, My Own Prison marcou o início de uma jornada de sucessos para Scott Stapp (vocal), Mark Tremonti (guitarra), Brian Marshal (baixo) e Scott Phillips (bateria). Formado em Tallahassee, na Flórida, em 1994, o Creed foi uma criação dos amigos de longa data Stapp e Tremonti, que começaram a escrever juntos enquanto estudavam na Florida State University. Logo, o grupo entrou em um quarteto e montou shows pela cidade. Foi em um desses shows que o Creed chamou a atenção do dono do clube e empresário de artistas Jeff Hanson, que começou a trabalhar com a talentosa banda. Hanson emparelhou o grupo com o produtor, compositor e músico John Kurzweg, que gravou “My Own Prison” em sua casa. O álbum auto lançado tornou-se uma mercadoria quente nas estações de rádio locais, vendendo mais de 6.000 cópias em seu primeiro mês. Em pouco tempo, a Wind-Up Records descobriu o grupo e remixou o disco para um amplo lançamento.
Estilisticamente, o álbum foi influenciado pelos grupos favoritos de Stapp e Tremonti: desde clássicos do rock como Led Zeppelin e The Doors até o rock de arena de coração do U2 e o thrash metal completo do Slayer e Metallica. Liricamente, no entanto, o álbum encontrou Stapp e Tremonti inspirados em suas próprias vidas e lutas pessoais. A faixa-título, por exemplo, foi baseada nos anos conturbados de Stapp na adolescência — e sua percepção de que ele precisava assumir a responsabilidade por suas ações. O catártico “Torn” encontrou Tremonti refletindo sobre as dificuldades que enfrentou quando jovem, enquanto “What’s This Life For” foi baseado em um amigo próximo que tirou sua própria vida. A dupla também abordou questões mais amplas, incluindo a divisão da sociedade moderna em “One”.
My Own Prison foi relançado pela Wind-Up em agosto de 1997 – apenas dois meses após a versão auto lançada do grupo. No ano seguinte, o perfil da banda cresceu exponencialmente, assim como as vendas de My Own Prison, que primeiro liderou a parada heatseeker albums da Billboard em novembro e alcançou o número 22 na Billboard 200 em maio de 1998. Todos os quatro singles do álbum, entretanto, teriam sucesso nas paradas, incluindo “My Own Prison”, “One” e “What’s This Life For”, todos quebrando o Top 10 das paradas de Rock Alternativo e Mainstream da Billboard. A faixa-título também chegou ao Top 50 canadense, enquanto “One” entrou na Billboard Hot 100. My Own Prison mais tarde seria certificado 6x Platinum e — impulsionado pelo sucesso global do segundo álbum de Creed, Human Clay de 1999, que liderou as paradas de fim de ano da Billboard em 2000 e 2001.
Com a enorme popularidade de My Own Prison e do Human Clay, certificado por Diamante, o Creed se tornaria a primeira banda a ter sete singles consecutivos no Primeiro Lugar na parada Hot Mainstream Rock Tracks da Billboard. Sua ascensão continuou com Weathered de 2001, que estreou no topo da Billboard 200 e produziu os top 10 hits “My Sacrifice” e “One Last Breath”. Enquanto o Creed anunciou sua separação em 2004, eles se reuniram brevemente em 2009 para lançar Full Circle. Provando a popularidade duradoura da banda e a fervorosa base de fãs, o álbum estreou em 2º lugar na Billboard 200. Hoje, a música do Creed continua a encontrar novas gerações de fãs, enquanto os membros da banda permanecem ativos com seus projetos individuais.
Link de pré-venda global da edição LP de My Own Prison AQUI.
This post was last modified on 25 de outubro de 2022 12:03