A amada banda de rock australiana Ocean Alley lançou neste fim de semana seu quarto álbum Low Altitude Living. Produzido pelo colaborador de longa data Callum Howell, o novo disco mostra a banda construir sua estrutura sonora mais ampla até agora, honrando de forma coesa as características tradicionais de seu som e dando uma nova cara refrescante. Em suas 12 faixas, o lirismo poético do vocalista Baden Donegal comunica sentimentos de desgosto, tentação e traição; equilibrando esses temas com uma esperança brilhante em faixas como “Double Vision” e a sensual e romântica “Perfume”.
Determinados a constantemente empurrar seus limites criativos, a fase de composição deste álbum viu Ocean Alley explorar sua musicalidade através de um instinto que lhes permitiu seguir suas jam sessions onde quer que fossem. Enquanto a banda sempre usou a influência de grandes nomes dos anos 70, como Pink Floyd e Led Zeppelin em suas mangas, a banda foi levada para uma nova fronteira, com o guitarrista Mitch Galbraith explicando: “Tudo ainda está centrado em torno de uma guitarra de rock, mas podemos ter ido um pouco mais pesado em momentos”.
Baden diz: “Somos uma banda há mais de 10 anos. O tempo e o crescimento vão afetar quem somos e que música estamos tocando.” Lach Galbraith (teclados/vocais) acrescenta: “Empurrar uns aos outros para experimentar coisas novas, dentro e fora da música, é muito importante para nós mantermos as coisas frescas. Musicalmente, nossas composições se tornaram mais complexas à medida que exploramos novos estilos e técnicas de gravação. Tudo o que colocamos é ponderado e deliberado.”
Da densa “Drinks and Cigars” às harmonias em camadas e solo de sax em “Simple Pleasures”, a determinação de Ocean Alley pela constante evolução está na vanguarda de cada música, abrindo caminho para o cinematográfico e sobrenatural “Lapwing”, um opus de 6 minutos que fecha o álbum. Este é o Ocean Alley em sua forma mais livre, criativa, exemplificando por que eles continuam em sua ascensão imparável como uma das exportações musicais mais empolgantes da Austrália.
Em 2022 o Ocean Alley realizou 65 shows em todo o mundo, tendo vendido mais de 75 mil ingressos acumulados em seus shows principais somente este ano e ainda com uma enorme série de datas internacionais e apresentações em festivais locais, como Falls Festival, Lost Paradise e Montes Bom Fest.
Low Altitude Living segue o sucesso do aclamado Lonely Diamond, que estreou em primeiro lugar no ARIA Vinyl Chart e em terceiro lugar no Album Chart. A banda alcançou platina dupla e 5x singles certificados em ouro na Austrália e Nova Zelândia, bem como a certificação Gold em seu avanço Chiaroscuro de 2018. Com 550 milhões de streams em seu currículo, eles sabem quem são e permanecem fiéis ao que os serve. Como explica o vocalista Baden Donegal, “Baixa altitude, estar na praia é onde todos nós temos mais paz. Então nomear o álbum Low Altitude Living fez muito sentido. O título do álbum não representa necessariamente uma música em particular, ou une todas elas. Mas isso liga nossa banda à música. Sinto que é mais um título que descreve por que soamos como Ocean Alley.”
Ouça o álbum na íntegra utilizando seu serviço de streaming preferido AQUI ou utilize o player abaixo: