Empresa usa tecnologia para ajudar artistas a assumir controle de suas carreiras
A beatBread é uma empresa pioneira de música e finanças que está capacitando artistas a assumir o controle de suas carreiras sem abrir mão da propriedade de sua música ou de seu poder de tomada de decisão. Fundada em 2020, a beatBread reúne uma equipe com profunda experiência em música, finanças, inteligência artificial e machine learning para criar novas oportunidades para artistas e suas equipes.
Usando sua tecnologia chordCashAI a beatBread forneceu adiantamentos financeiros a quase 500 artistas independentes e sem contrato, variando de US$ 1,000 a US$ 2 milhões. Eles são pagos por meio de uma parcela limitada das receitas de streaming e airplay, durante um período de escolha do artista. beatBread usa sua inovadora tecnologia de inteligência artificial chordCashAI™ para traduzir dados concretos em acordos diretos que os artistas podem ajustar e personalizar para atender às suas necessidades individuais. Os acordos antecipados da beatBread deixam receita de turnê, publicação, sincronização e merchs do artista intocados. Como a beatBread não é uma distribuidora ou empresa de serviços para artistas, ela não restringe a forma como os fundos são usados ou dita a escolha dos parceiros de marketing ou distribuição de um artista. A beatBread também oferece sua tecnologia chordCashAI e Capital-as-a-Service completo para as principais gravadoras e distribuidores independentes.
A fintech sediada em Utah com escritórios em Los Angeles, Miami e Nova York, também fez parcerias estratégicas nos últimos dois anos para ajudar a expandir seu alcance e aumentar sua comunidade de pessoas com ideias semelhantes na indústria da música. Serviços desenvolvidos por chordCashAI™ foram lançados pela United Masters, Symphonic Distribution, Too Lost Records, Catalog Masters, Family In Music (Finlândia), Golden Path Music (Canadá), KMG Distribution, The Music Federation e Vital Music. Parcerias com M.A.D. Solutions and Digital Music Commerce & Exchange (lançado como Orin Fund) foram as primeiras parcerias da fintech na África.
Peter Sinclair disse: “Artistas de todo o mundo estão procurando alternativas aos acordos tradicionais de gravadoras. Eles ainda são certos para alguns artistas, mas um número crescente de artistas não está bem com o modelo antigo. E aqueles que seriam bem atendidos por um selo tradicional às vezes podem obter mais alavancagem obtendo financiamento menos restritivo primeiro, para que possam resistir a negócios maiores e melhores. Mais opções significam uma indústria musical melhor para os artistas.”
No início deste ano, a beatBread anunciou o lançamento de seu beatBread Artists Advocacy Council, reunindo gerentes, líderes de A&R e executivos do setor para orientar o desenvolvimento de novos recursos na plataforma beatBread à medida que a empresa continua a crescer. Os membros fundadores são alguns dos principais executivos da música de hoje que contribuíram para as carreiras de centenas de artistas independentes e de grandes gravadoras.
Desde o lançamento em novembro de 2020, a beatBread colocou oito dígitos de capital para trabalhar em quase 500 lançamentos, em 6 continentes, uma ampla variedade de gêneros e uma ampla gama de estágios de carreira. No início deste ano, eles financiaram um contrato de sete dígitos com Elley Duhé e Not Fit For Society. No ano passado, a empresa financiou Yung Bleu antes de ser nomeado o melhor artista novo de hip hop pela BET, e está trabalhando com artistas em mais de 30 distribuidoras diferentes, incluindo Ingrooves, The Orchard, DistroKid, United Masters, Symphonic, Horus Music e Too Lost.
Mais informações sobre beatBread em: https://www.beatbread.com.