O futuro das guitarras está no… TikTok???
Os vídeos curtos e divertidos do TikTok já fazem parte do dia a dia da garotada e muitos músicos já se ligaram nessa tendência, passando a criar conteúdos exclusivos para a plataforma, com o objetivo claro de viralizar e fortalecer sua base de fãs.
Quem também está ligadona nisso é a tradicional marca de guitarras Fender, conforme destaca a mais nova coluna de Rob Laing, editor de guitarras da revista eletrônica Music Radar (AQUI). Rob informa que a Fender organizou um painel de discussão em Hollywood, na Califórnia, com um grupo de profissionais da música para saber sobre suas experiências com os meios digitais. “A própria Fender vive seu sucesso no TikTok ao ganhar 1,5 milhão de seguidores desde que há menos de um ano começou a publicar vídeos que não apenas mostram novos lançamentos de instrumentos, mas apresentam novos talentos da guitarra e do baixo de todo o mundo”, escreveu o jornalista, acrescentando: “A Fender sabe que seu futuro depende de estar no cotidiano da próxima geração de músicos”.
De acordo com o PRNewsWire.Com, o evento da Fender teve o objetivo de analisar o impacto do TikTok na descoberta da música, incluindo o crescimento positivo para artistas emergentes, a poderosa comunidade #GuitarTok e o papel integral que as guitarras do Player Plus desempenham como ferramentas para artistas em ascensão na conquista da notoriedade no aplicativo.
“Quando você vê o que acontece no TikTok e a sua autenticidade, não há como prever momentos virais e picos de engajamento, mas se pudermos ajudar a validar a voz de um artista ou criador, isso é realmente tão importante quanto obter o número total de visualizações, porque no final das contas tudo se soma as guitarras e baixos sendo ferramentas autênticas de expressão”, disse o coordenador editorial de música do TikTok Evan Jones.
Há alguns anos, jornais como o americano Whashington Post e o britânico The Guardian publicaram matérias que apontavam para a morte da guitarra. Para tentar saber se o instrumento estava mesmo rumando para a extinção, a Fender encomendou um estudo, que indicou que o mercado vem sofrendo mutações (como essa do TikTok) e que elas não representam o fim da guitarra. Os dados mostraram que atualmente ocorre uma diversificação no público, ou seja, tem mais mulheres se tornando guitarristas. E elas são muitas: 50% dos compradores de guitarras hoje são do sexo feminino. O estudo completo está disponível AQUI.
@fender With over 10,000 students and counting, the #FenderPlayFoundation is here to inspire the next generation of players. Learn more @ #linkinbio. #Fender ♬ original sound – Fender