O papel do rádio no “Dia Mundial do Rock”, que só existe no Brasil

Redação 89

O papel do rádio no “Dia Mundial do Rock”, que só existe no Brasil imagem divulgação

Certamente você está comemorando hoje o Dia Mundial do Rock e já fez isso em anos passados. A comemoração desta data nasceu em 13 de julho de 1985, quando rolou o megaevento Live Aid, idealizado pelos músicos Bob Geldof e Midge Ure,  que comandaram apresentações simultâneas nos Estados Unidos e no Reino Unido, com o objetivo de chamar a atenção de líderes mundiais para a questão da fome na Etiópia.

A sugestão para a criação de um dia dedicado ao rock foi dada por Phill Collins, vocalista do Genesis, durante sua apresentação no evento. Lá no exterior, a mobilização em torno da data não se solidificou, mas aqui no Brasil ela ganhou o apoio de um veículo poderoso, o rádio.

A 89 A Rádio Rock seria fundada em 2 de dezembro daquele ano e a partir de 1986 passaria a comemorar esse dia do rock sugerido por Collins. Com as fortes campanhas promocionais da emissora, num momento em que o País respirava a onda do nosso Rock Nacional e com um mercado no qual disputava a audiência do público jovem com outra emissora roqueira, a 97 FM – que também investia pesado em marketing – o “Dia Mundial do Rock” se tornou uma comemoração tradicional em São Paulo a partir do final dos anos 1980.

Na década seguinte, a 89 FM ganhou ainda mais força, se tornou uma das rádios mais ouvidas do Brasil e, consequentemente, as celebrações em cima do “Dia Mundial do Rock” só aumentaram. A MTV embarcou na data, grandes jornais, revistas e outros canais de TV também publicavam matérias sobre o célebre dia e eventos eram criados para comemorações.

O “Dia Mundial do Rock” no Brasil, criado numa briga pela audiência entre a 89 FM e a 97 FM se tornou um marco para os nossos roqueiros, marqueteiros e empresários, tanto que em 2001 seria fundada mais uma emissora de rádio voltada ao rock, a Kiss FM. Ela nasceu num 13 de julho e, desde então, vem ajudando a solidificar a data.

Se você ouviu por aí aquela história de que “O Rock Morreu”, o “Dia Mundial do Rock” está aí para provar que esse é um gênero musical que resiste a tudo e que encontra maneiras incríveis para ficar sempre em evidência. Uma prova disso são os números de audiência da 89 FM, que vem apresentando evoluções em seus índices. Em 2020, a emissora superou a casa de 2 milhões de ouvintes, um número que nenhuma rádio rock possui no mundo. Então, viva o rock e curta este “Dia Mundial do Rock” que todo brasileiro pode chamar de seu!

Nos players abaixo nós selecionamos algumas apresentações históricas do primeiro evento que mostrou o poder de mobilização da música e trouxe a essência do rock, que talvez não tenha um dia mundial, mas está todos os dias se reinventando.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS