YouTube pausa monetização para canais de mídia russos
O YouTube decidiu neste sábado (26) que seus canais de mídia afiliados com sede na Rússia passam, a partir de agora, a ter os seus sistemas de monetização pausados na plataforma.
Em um comunicado obtido pela agência Reuters (via Billboard), a rede social de vídeos disse que estaria suspendendo a capacidade de vários canais de coletar receitas de anúncios, incluindo o meio de comunicação financiado pelo governo de Vladimir Putin.
Além disso, o comunicado garante que os vídeos dos canais bloqueados aparecerão com menos frequência nas recomendações da plataforma.
A notícia segue um movimento semelhante iniciado na sexta-feira pela Meta, proibiu a mídia estatal russa de publicar anúncios ou monetizar em suas redes sociais “em qualquer lugar do mundo”.
Essa manobra das grande empresas digitais vem em resposta à uma série de pedidos do ministro da cultura da Ucrânia, Oleksandr Tkachenko. Após o ataque do exército russo à Ucrânia, ele publicou no Twitter que a propaganda da Rússia deveria ser contida pelos grandes servidores como forma de não propagar desinformação sobre o conflito.
I prepared the letter for @YouTube asking to block
some Russian TV channels on its platform.
They are tools of Russian propaganda to justify, support and evade sanctions for their illegal and outrageous invasion of Ukraine. We are hoping for your support. Pls, RT+ tag @YouTube pic.twitter.com/MjfJAUpcCw— Tkachenko Oleksandr (@otkachenkoua) February 26, 2022