Eddie Vedder, líder do Pearl Jam, lançou nesta sexta-feira (11) seu novo álbum solo intitulado Earthling. O trabalho é o primeiro longe de sua banda de origem em mais de uma década, sucede Ukulele Songs de 2011.
O disco leva a produção de Andrew Watt, cara que assinou o último álbum de Ozzy Osbourne, Ordinary man, e apresenta Vedder interpretando 12 canções assinadas por ele mesmo e apenas uma, chamada “Picture”, na qual divide os créditos, e também os vocais, com ninguém menos que Elton John.
Inclusive, os convidados especiais são outro atrativo de Earthling, que apresenta aos fãs a afiadíssima gaita de Stevie Wonder em “Try” e a bateria precisa de Ringo Starr em “Mrs. Mills”. O time que ajudou o líder do Pearl Jam a gravar seu novo disco também é de outro planeta: Pino Palladino do The Who no baixo, o colaborador de longa data Glen Hansard nas guitarras e backing vocals, além de Chad Smith, baterista do Red Hot Chili Peppers.
Os três singles divulgados antes do lançamento (“Long Way”, “The Haves” e “Brother The Cloud”) serviram de termômetro para que os fãs entendessem que esse projeto solo traz muito da essência do Pearl Jam. A faixa “Power The Right”, por exemplo, se encaixaria em qualquer trabalho da banda. Tire suas próprias conclusões utilizando o player abaixo: