Os 30 anos do álbum “V” da Legião Urbana
Há exatos 30 anos, em 15 de dezembro de 1991, a Legião Urbana lançava seu quinto trabalho de estúdio intitulado V. O disco foi totalmente gravado no Estúdio Mega, no Rio de Janeiro, com produção de Mayrton Bahia e contou com a participação do baixista Bruno Araújo, músico de apoio do grupo naquela época.
A receptividade inicial não foi a mesma do trabalho anterior, As Quatro Estações, mesmo assim, o disco emplacou hits como “O Teatro dos Vampiros”, “O Mundo Anda Tão Complicado” e “Vento no Litoral”. Faixas como “Sereníssima” e “Metal Contra as Nuvens”, por exemplo, se tornariam clássicas com o passar dos anos.
Embora a sonoridade da Legião Urbana pareça se manter como em seus outros trabalhos – com a guitarra e violões de Dado Villa-Lobos e a bateria e percussão de Marcelo Bonfá – Renato Russo optou por acrescentar novos elementos eletrônicos na maioria das faixas.
A descoberta de que era portador do vírus da Aids, algo nunca revelado em público, marcou as novas letras de Renato para esse trabalho, assim como a crise econômica que o Brasil enfrentava naquele início dos anos 1990.
V ficou marcado por ter uma turnê de divulgação que não durou nem três meses, devido aos problemas que Renato enfrentava com a sua dependência química.
Utilize o player abaixo e relembre esse clássico do nosso rock nacional: