Lançado em 18 de novembro de 1991, o sétimo álbum do U2, Achtung Baby, é considerado um marco na história do rock por diversos motivos. Ele mudou a cara do U2 e preparou a banda para a década de 1990. Gravado na Berlim e Dublin, o disco rompeu com as influências norte-americanas da fase “Joshua Tree” e flertou com música eletrônica, industrial, psicodelismo e introduziu letras mais irônicas e confessionais.
Na semana em que comemora 30 anos, o disco recebeu um episódio de 80 minutos do podcast Discoteca Básica, que trata dos grandes álbuns de todos os tempos. Nele, o jornalista Ricardo Alexandre conta todo o processo de criação e gravação do disco, a turnê ZooTV e as histórias por trás de canções como “One”, “Mysterious Ways” e “Even Better Than The Real Thing”.
O convidado especial do episódio é o ex-baixista do RPM, Paulo Ricardo, que sabe muito bem o que é ser a cara da década de 1980 às portas de uma nova década. O programa já está disponível nas melhores plataformas de podcast, e também no player abaixo: