O novo single de Felipe Machado, “Quinze Anos”, traz uma canção gravada originalmente por sua banda, VIPER, no álbum Tem Para Todo Mundo, de 1996. Conta também com a participação especial de Yves Passarell, ex-guitarrista do VIPER e hoje integrante do Capital Inicial. A música estará em Primata, segundo álbum solo de Felipe, fundador e guitarrista do VIPER. O lançamento é da ForMusic em parceria com FMLabs, produtora de Machado.
“Fiz essa nova versão de ‘Quinze Anos’ não apenas porque gostava da música, mas porque a letra me pareceu muito atual, mesmo tendo sido gravada há vinte e cinco anos”, afirma Felipe. “O sentimento de que o mundo havia mudado muito rápido me inspirou na época, mas vejo que era apenas o início de um processo que atualmente é muito mais intenso. A internet havia acabado de chegar ao Brasil e hoje entendemos melhor como a tecnologia impactou a velocidade de transformações na sociedade”. O refrão da música diz: “Agora não é mais o que eu pensei / Quando eu tinha quinze anos / Muitas mudanças que eu não vi / O mundo muda”
Para Yves Passarell, participar da gravação foi uma forma de voltar no tempo – o que também tem a ver com o conceito da canção. “Eu e o Felipe crescemos juntos e já éramos amigos antes mesmo de fazer quinze anos”, afirma Yves. “Participar dessa regravação é muito especial para mim porque compreendo e concordo com o que diz a letra: o mundo muda muito rápido mesmo.”
A primeira incursão de Machado pela carreira solo foi em 2015, quando lançou FMSolo. Com um som que misturava diversas influências e trazia o músico pela primeira vez nos vocais, o álbum teve boa repercussão de crítica e público. Suas canções deram origem a um álbum de remixes, FMX: FMSolo Remixes, lançado em 2020 e com a versões feitas por DJs com renome no Brasil e no exterior.
“Quinze Anos” tem produção de Val Santos e conta ainda com a participação do baixista Rob Gutierrez, da banda Hollowmind. Rob tocou com Felipe Machado na turnê do seu álbum de estreia, FMSolo.