Estudo diz que anúncios de áudio digital geram mais engajamento do que outros tipos de publicidade
O Spotify fez uma parceria com a empresa de Neuro-Insight para realizar um estudo de neuromarketing com mais de 600 participantes, que ouviram anúncios de áudio digital intercalados entre músicas.
O Digital Music News relata que através de uma tecnologia chamada SST, que permite o rastreamento cerebral, os pesquisadores fizeram leituras em tempo real para medir a resposta a estímulos das pessoas.
Os resultados do estudo sugerem que anúncios de áudio digital podem gerar mais engajamento e ativação emocional do que outros tipos de publicidade.
De acordo com os pesquisadores, o áudio digital é mais propenso a envolver memória de longo prazo e memórias passadas. Diferentes tipos de música também tiveram um efeito diferente no cérebro. Gêneros orientados por fala como o rap produzem mais engajamento, enquanto gêneros como o rock produzem uma maior intensidade emocional.
80% dos participantes do estudo do Spotify disseram que ouviram conteúdo de áudio enquanto realizavam outras atividades. Essas atividades incluíam caminhar, se exercitar, fazer tarefas, trabalhar, viajar ou relaxar. 66% dos entrevistados disseram que escolheram o áudio como uma rota de fuga da dominação da estimulação visual das redes sociais.