Led Zeppelin dá nome a nova espécie de sapo do Equador
Pristimantis ledzeppelin — que se traduz como “Sapo da Chuva do Led Zeppelin” — é uma nova espécie encontrada nas Montanhas dos Andes, no Equador, pelos cientistas David Brito-Zapata e Carolina Reyes-Puig.
“O nome homenageia o Led Zeppelin e a sua extraordinária música”, disseram os dois pesquisadores em declaração reproduzida pelo The Guardian.
O pequeno sapo possui cerca de três centímetros, olhos vermelhos intenso e uma pele manchada de amarelo, marrom, preto e laranja. Ele pertence a um gênero composto por 569 espécies.
Os cientistas acreditam que o sapo rock and roll provavelmente existe apenas na remota Cordillera del Condor, na fronteira do Equador com o Peru. Um local que remete ao título da canção de 1971 do Led Zeppelin “Misty Mountain Hop”, “Salto Da Montanha Nebulosa”, numa tradução livre.
O estudo alerta que a nova espécie corre o risco de extinção porque seu habitat está ameaçado pela agricultura, exploração de madeireira e mineração. Segundo os pesquisadores, é improvável que o novo sapo se mova para outro lugar e precisará de proteção.
A nova descoberta é relatada na revista Neotropical Biodiversity e no site do Instituto Nacional de Biodiversidade do governo equatoriano.